Psicologia e Educação Inclusiva

Apoio ao desenvolvimento e
à aprendizagem dos alunos

O Colégio da Beloura dispõe de um Departamento de Psicologia e Apoio à Educação Inclusiva (DPAEI), que intervém na comunidade escolar, com os seguintes objetivos:

Desenvolvimento global e aquisição de aprendizagens essenciais

Responder às necessidades dos alunos, ao longo do seu percurso escolar, contribuindo para o seu desenvolvimento global e para a aquisição de competências e aprendizagens essenciais;

Apoio individualizado

Propor, acompanhar, monitorizar e avaliar medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão;
Assegurar o apoio educativo individualizado aos alunos, em articulação com os docentes;

Escola inclusiva

Garantir a existência de culturas, políticas e práticas inclusivas, promovendo a articulação efetiva entre elementos da equipa educativa, famílias e técnicos externos;

Promoção da saúde psicológica

Implementar procedimentos e estratégias de prevenção e promoção da saúde psicológica em contexto escolar;

Intervenção na comunidade educativa

Intervir na comunidade educativa, nos seus diversos níveis, com procedimentos de avaliação e apoio psicopedagógico, consultoria psicológica e aconselhamento.

O Departamento de Psicologia e Apoio à Educação Inclusiva conta com a colaboração de uma psicóloga e de um professor de apoio ao 1.º ciclo, que integram a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Aprendizagem e à Inclusão do Colégio da Beloura, em conjunto com outros elementos da comunidade educativa: direção pedagógica, docentes, técnicos externos que apoiam os alunos e pais.

O departamento é coordenado, a nível central, no grupo Project To Be, pela Dr.ª Dora Guerreiro, psicóloga com vasta experiência profissional em contextos educacionais e membro do Conselho Pedagógico do grupo, onde é também Coordenadora Pedagógica.

Fale connosco

Conheça o projeto educativo do Colégio da Beloura e
garanta uma experiência de desenvolvimento e aprendizagem individualizada e completa.