Projetos diferenciadores

Aprendizagem de qualidade

O Colégio da Beloura investe no desenvolvimento global dos seus alunos, proporcionando-lhes experiências de aprendizagem variadas e de elevada qualidade, e projetos diferenciadores, promovendo a participação das famílias.

Forest School

No Colégio da Beloura os alunos usufruem da abordagem Forest School, que visa o desenvolvimento integral da criança, proporcionando um espaço de experimentação prática para as crianças aprofundarem capacidades e aptidões, como: a confiança, a criatividade, a gestão do risco e a autonomia.

Na floresta, a criança aprende a gerir a utilização de ferramentas, a construir abrigos e a explorar o espaço natural. Para além de todas as aprendizagens, desenvolve-se o espírito de interajuda, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente, a resiliência e a resolução de problemas. Estas atividades são ainda promotoras do aumento da resistência física e da proteção do sistema imunitário.

oficinas das ciências e do ambiente

Com a orientação da professora, bióloga e educadora ambiental Rute Candeias, os alunos do 1.º ciclo desenvolvem atividades na área das ciências e do ambiente, incluindo aulas, projetos e saídas de campo, privilegiando sempre metodologias práticas e a interação com os elementos naturais.

Nas Oficinas pretendemos incentivar nos nossos alunos hábitos de participação e cidadania, na procura de soluções que possibilitem a melhoria da qualidade de vida na escola e na comunidade. Queremos formar cidadãos mais conscienciosos e que contribuam de forma ativa para o equilíbrio Homem-Natureza.

O Colégio da Beloura pretende ser um espaço de educação sustentável, assumindo boas práticas no respeito pelos valores ambientais e na preservação do ambiente.

To be Healthy

O Projeto To Be Healthy pretende promover hábitos e práticas alimentares mais saudáveis e sustentáveis. Em parceria com a nutricionista Mariana Bessa, da Nutrir – Consultoria em Alimentação e Nutrição, o Project To Be investe na educação alimentar dos seus alunos e na formação dos colaboradores.
O To Be Healthy inclui:

  • Revisão e diversificação das ementas (ementas variadas, equilibradas e completas, com alimentos naturais e nutrientes essenciais, e opção ovolactovegetariana);
  • Formação dos recursos humanos do Colégio (pessoal da cozinha, para treino e aperfeiçoamento dos métodos de confeção das ementas, e docentes, que darão continuidade ao projeto de educação alimentar com os alunos);
  • Sessões de educação alimentar com os alunos;
  • Workshops com as famílias.

Acreditamos que, através deste projeto transversal que envolve colaboradores, alunos e famílias, estamos a contribuir para o bem-estar da nossa comunidade educativa e para a sustentabilidade do planeta. Contribuímos para um desenvolvimento infantil mais saudável, com a introdução de mais fruta e legumes frescos, diminuição do consumo de carne e redução do uso de açúcares refinados e sal, nas nossas ementas.

Programas de Promoção de Competências

No pré-escolar, a nossa psicóloga implementa um programa de promoção de competências socioemocionais que tem como objetivos a prevenção e a redução de problemas de comportamento e socioemocionais em crianças desta valência. Este é um programa compreensivo, onde é valorizada a aquisição de competências, mas também o modo como as mesmas deverão ser aplicadas a situações reais do dia-a-dia, de modo a facilitar a sua gestão mais adequada.

No 4.º ano do 1.º ciclo, a nossa psicóloga implementa um programa de promoção de competências que capacitam os alunos com estratégias para lhes possibilitar uma adaptação positiva e tranquila ao 2.º ciclo – transição do 1.º para 2.º ciclo. A saída para uma nova escola assume um importante significado, quer para os alunos, quer para as suas famílias, e com este programa pretende-se clarificar dúvidas, confrontar expectativas, analisar emoções e transmitir informações relevantes e concretas sobre esta mudança e os seus desafios.

Inglês Integrado e Certificação Cambridge

No Colégio da Beloura acreditamos que a aprendizagem do inglês é atualmente um recurso incontornável na adaptação a um mundo globalizado. Investimos na exposição precoce à língua inglesa – nas valências de creche, pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico.

Com uma equipa especializada em estreita articulação e colaboração com a restante equipa pedagógica, os nossos alunos beneficiam progressivamente de uma aprendizagem integrada da língua inglesa: em contexto imersivo e informal – naturalmente presente nas suas rotinas quotidianas – e em momentos académicos formais – aulas.

Em continuidade com o projeto pedagógico do pré-escolar, onde há uma exposição diária ao inglês integrado, introduz-se a abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning) em Projetos Interdisciplinares Temáticos de Estudo do Meio. Nesta abordagem, a aprendizagem da língua inglesa é facilitada porque é utilizada como ferramenta para aquisição de novos conteúdos e competências, como um recurso para aprender e não apenas como disciplina.

O ensino do inglês é realizado com o currículo, os recursos e a certificação da Cambridge University. Somos Cambridge University Press | Educational Partner e Cambridge Preparation Centre for English Qualifications.

Como entidade certificada Cambridge, toda a comunidade educativa usufrui de inúmeros benefícios que garantem um contexto de excelência no ensino e aprendizagem da língua inglesa.

Ao longo do seu percurso académico, os nossos alunos são preparados para os exames Cambridge, especificamente para os Young Learners Exams (YLE). Os YLE estão concebidos para crianças entre os 6 e os 12 anos e subdividem-se em três exames que certificam o nível de inglês dos alunos (Pre A1 Starters, A1 Movers e A2 Flyers) nas competências de oralidade, leitura e escrita (listening, speaking, reading, writing). Os exames são realizados nas instalações do Colégio da Beloura.

To be parent

O Project To Be incentiva, nas suas escolas, um ambiente familiar e afetivo, com a participação dos pais como elementos centrais dos processos educativos, valorizando a abertura e a cooperação dentro da comunidade escolar.

No cumprimento dos valores To Be haverá a organização de sessões de informação abertas às famílias ou de sessões temáticas de educação parental.

Impacto Social

Os nossos alunos participam em projetos com impacto social efetivo, que respeitam a sua motivação e interesses, e os envolvem de forma significativa e memorável em aprendizagens dinâmicas e experienciais. São já cidadãos ativos, responsáveis e esclarecidos, futuros cidadãos empenhados na construção de uma sociedade mais justa e solidária e na defesa de um planeta mais sustentável.

O Projeto BE KIND Uma Ponte Entre Gerações centra-se na temática da inclusão social, nomeadamente na importância da intergeracionalidade. São desenvolvidas diversas atividades que sensibilizam para esta temática e que desencadeiam uma mudança efetiva de comportamentos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

O Projeto BE BLUE Por um Oceano Mais Azul e um Planeta Sempre Verde, é um projeto de impacto social que mobiliza as comunidades educativas dos Colégios To Be para a causa da proteção do Oceano, mostrando que as escolas podem e devem ser agentes ativos nas comunidades locais e educar para a mudança presente e futura.

Fale connosco

Conheça o projeto educativo do Colégio da Beloura e
garanta uma experiência de desenvolvimento e aprendizagem individualizada e completa.