Projetos diferenciadores

Aprendizagem de qualidade

O Colégio da Beloura investe no desenvolvimento global dos seus alunos, proporcionando-lhes experiências de aprendizagem variadas e de elevada qualidade, e projetos diferenciadores, promovendo a participação das famílias.

Forest School

No Colégio da Beloura os alunos usufruem da abordagem Forest School, que visa o desenvolvimento integral da criança, proporcionando um espaço de experimentação prática para as crianças aprofundarem capacidades e aptidões, como: a confiança, a criatividade, a gestão do risco e a autonomia.

Na floresta, a criança aprende a gerir a utilização de ferramentas, a construir abrigos e a explorar o espaço natural. Para além de todas as aprendizagens, desenvolve-se o espírito de interajuda, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente, a resiliência e a resolução de problemas. Estas atividades são ainda promotoras do aumento da resistência física e da proteção do sistema imunitário.

oficinas das ciências e do ambiente

Com a orientação da professora, bióloga e educadora ambiental Rute Candeias, os alunos do 1.º ciclo desenvolvem atividades na área das ciências e do ambiente, incluindo aulas, projetos e saídas de campo, privilegiando sempre metodologias práticas e a interação com os elementos naturais.

Nas Oficinas pretendemos incentivar nos nossos alunos hábitos de participação e cidadania, na procura de soluções que possibilitem a melhoria da qualidade de vida na escola e na comunidade. Queremos formar cidadãos mais conscienciosos e que contribuam de forma ativa para o equilíbrio Homem-Natureza.

O Colégio da Beloura pretende ser um espaço de educação sustentável, assumindo boas práticas no respeito pelos valores ambientais e na preservação do ambiente.

To be Healthy – Saúde e Bem-Estar

O Project To Be desenvolveu e lançou o projeto To Be Healthy, pretendendo que os seus colégios sejam uma referência na promoção da saúde e do bem-estar nas comunidades educativas.

Na área da alimentação, o To Be Healthy tem como objetivo a adoção de hábitos e práticas alimentares mais saudáveis e sustentáveis. É implementado em parceria com a nutricionista Mariana Bessa, da Nutrir – Consultoria em Alimentação e Nutrição, e inclui:

  • Ementas variadas, equilibradas e completas, com alimentos naturais e nutrientes essenciais e opção ovolactovegetariana diária;
  • Formação dos recursos humanos dos colégios (pessoal da cozinha, para treino e aperfeiçoamento dos métodos de confeção das ementas, e docentes, que darão continuidade ao projeto de educação alimentar com os alunos);
  • Atividades de educação alimentar com os alunos;
  • Workshops com as famílias;
  • Monitorização e redução do desperdício alimentar.

As ementas To Be Healthy privilegiam a oferta de fruta e legumes frescos, a diminuição do consumo de carne e a redução do uso de açucares refinados e sal.

O To Be Healthy promove a prática de atividade física regular e desporto no quotidiano escolar, reconhecendo os seus benefícios e contribuindo para o desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo dos alunos.

Os Colégios To Be dispõem de inúmeras atividades curriculares e extracurriculares relacionadas com a atividade física e os alunos desenvolvem projetos nas temáticas de educação para a saúde e hábitos de vida saudável. São promovidas iniciativas interescolas (torneios, visitas de estudo e saídas), nos colégios e na comunidade, e organizadas atividades com a participação das famílias (caminhadas, projetos).

Programas de Promoção de Competências

No pré-escolar, a nossa psicóloga implementa um programa de promoção de competências socioemocionais que tem como objetivos a prevenção e a redução de problemas de comportamento e socioemocionais em crianças desta valência. Este é um programa compreensivo, onde é valorizada a aquisição de competências, mas também o modo como as mesmas deverão ser aplicadas a situações reais do dia-a-dia, de modo a facilitar a sua gestão mais adequada.

No 4.º ano do 1.º ciclo, a nossa psicóloga implementa um programa de promoção de competências que capacitam os alunos com estratégias para lhes possibilitar uma adaptação positiva e tranquila ao 2.º ciclo – transição do 1.º para 2.º ciclo. A saída para uma nova escola assume um importante significado, quer para os alunos, quer para as suas famílias, e com este programa pretende-se clarificar dúvidas, confrontar expectativas, analisar emoções e transmitir informações relevantes e concretas sobre esta mudança e os seus desafios.

São realizadas anualmente três ações de sensibilização junto dos alunos: “Sensibilização e Prevenção – Bulllying”, “Promoção do Respeito pelo Meu Corpo” e “Promoção da Individualidade e da Diversidade”.

 

Inglês Integrado e Certificação Cambridge

No Colégio da Beloura acreditamos que a aprendizagem do inglês é atualmente um recurso incontornável na adaptação a um mundo globalizado. Investimos na exposição precoce à língua inglesa – nas valências de creche, pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico.

Com uma equipa especializada em estreita articulação e colaboração com a restante equipa pedagógica, os nossos alunos beneficiam progressivamente de uma aprendizagem integrada da língua inglesa: em contexto imersivo e informal – naturalmente presente nas suas rotinas quotidianas – e em momentos académicos formais – aulas.

Em continuidade com o projeto pedagógico do pré-escolar, onde há uma exposição diária ao inglês integrado, introduz-se a abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning) em Projetos Interdisciplinares Temáticos de Estudo do Meio. Nesta abordagem, a aprendizagem da língua inglesa é facilitada porque é utilizada como ferramenta para aquisição de novos conteúdos e competências, como um recurso para aprender e não apenas como disciplina.

O ensino do inglês é realizado com o currículo, os recursos e a certificação da Cambridge University. Somos Cambridge University Press | Educational Partner e Cambridge Preparation Centre for English Qualifications.

Como entidade certificada Cambridge, toda a comunidade educativa usufrui de inúmeros benefícios que garantem um contexto de excelência no ensino e aprendizagem da língua inglesa.

Ao longo do seu percurso académico, os nossos alunos são preparados para os exames Cambridge, especificamente para os Young Learners Exams (YLE). Os YLE estão concebidos para crianças entre os 6 e os 12 anos e subdividem-se em três exames que certificam o nível de inglês dos alunos (Pre A1 Starters, A1 Movers e A2 Flyers) nas competências de oralidade, leitura e escrita (listening, speaking, reading, writing). Os exames são realizados nas instalações do Colégio da Beloura.

To be parent

O Project To Be incentiva, nas suas escolas, um ambiente familiar e afetivo, com a participação dos pais como elementos centrais dos processos educativos, valorizando a abertura e a cooperação dentro da comunidade escolar.

No cumprimento dos valores To Be haverá a organização de sessões de informação abertas às famílias ou de sessões temáticas de educação parental.

Impacto Social

Os nossos alunos participam em projetos com impacto social efetivo, que respeitam a sua motivação e interesses, e os envolvem de forma significativa e memorável em aprendizagens dinâmicas e experienciais.

Assumimos a escola como agente ativo de mudança na comunidade, educamos os alunos para o exercício da cidadania ao longo da vida e envolvemos as famílias em ações de impacto efetivo.

A cada dois anos letivos é identificada uma temática central To Be para desenvolvimento de um grande projeto transversal a todas as comunidades educativas To Be.

 

PROJETO BE BLUE

O Projeto BE BLUE – Por um Oceano Mais Azul e um Planeta Sempre Verde mobilizou as comunidades educativas dos Colégios To Be para a causa da proteção do Oceano (ver o Documentário Be Blue).

Foram desenvolvidas inúmeras atividades científico-pedagógicas, de campo e artísticas, nas escolas e em locais públicos da comunidade, em parceria com personalidades e entidades ligadas ao mar.

O Be Blue envolveu a participação ativa dos alunos, das comunidades educativas e das comunidades locais de todos os Colégios To Be.

 

PROJETO BE KIND

O Projeto BE KIND – Uma Ponte Entre Gerações sensibilizou as comunidades educativas dos Colégios To Be para a importância da intergeracionalidade, na construção de uma sociedade mais solidária e inclusiva.

Teve como principal propósito mobilizar alunos, comunidades educativas e comunidades locais para o desenvolvimento de iniciativas promotoras do encontro e da partilha entre gerações.

Os Colégios To Be associaram-se a várias entidades das comunidades locais para a organização de dinâmicas intergeracionais. As avós e os avôs das famílias To Be foram presença assídua nas escolas, partilhando memórias, conhecimentos e experiências (ver o filme Vila Be Kind Be Happy).

Fale connosco

Conheça o projeto educativo do Colégio da Beloura e
garanta uma experiência de desenvolvimento e aprendizagem individualizada e completa.