Oferta educativa

Um ensino individualizado

O Colégio da Beloura pretende contribuir para a formação dos seus alunos através de um ensino de excelência, com recurso a metodologias, instrumentos e tecnologias atuais, respeitando a individualidade de cada criança e garantindo-lhe uma participação ativa no seu percurso escolar.

Com uma oferta educativa do Berçário ao 1.º ciclo, pretende-se uma continuidade de processos e respostas, que contribua para o desenvolvimento integral das crianças, sempre com o foco na personalização das respostas educativas.

Propostas curriculares atuais

Acompanhamos as propostas curriculares em vigor, embora tenhamos enriquecido os nossos currículos de forma a promover o desenvolvimento pessoal e social, a par das aprendizagens e competências académicas a desenvolver.

Relação escola-família

Privilegiamos as metodologias ativas e a co-construção das aprendizagens, numa visão democrática e participada da escola, onde se valoriza e incentiva a ligação escola-família.

Sustentabilidade e valores humanistas

Formamos alunos entusiastas, perseverantes, autónomos e responsáveis, que respondem a desafios e tomam decisões de forma consciente e informada. Os nossos alunos representam valores humanistas e defendem causas ambientais, contribuindo ativamente para um mundo democrático e sustentável. 

Oferta educativa

AtividadeS curriculares incluídas

• Inglês (semanal)
• Música (semanal)
• Movimento (semanal)
• Biblioteca (semanal)

As nossas salas dA CRECHE

• Sala do Berçário
• Sala Violeta (1 ano)
• Sala Amarela (1 e 2 anos)
• Sala Laranja (2 anos)

Creche

Crescer em confiança e autonomia, construindo uma interação rica com o mundo

Na nossa creche privilegiamos a relação afetiva. Cada dia é vivido num ambiente repleto de tranquilidade e afeto, onde a criança é diariamente levada a experimentar situações que a ajudam a ganhar confiança e autonomia.

Cada criança é valorizada como um ser único, com características e necessidades próprias. As rotinas são pensadas para que a criança se desenvolva e aprenda, ao seu ritmo e consoante as suas necessidades, de forma individualizada e contextualizada.

As crianças vão desenvolvendo a compreensão do eu, do outro e do mundo que as rodeia. As atividades desenvolvidas têm sempre em vista a construção da identidade individual, social e os primeiros esboços de compreensão da organização do mundo.

Num contexto estruturado e estimulante, a criança é convidada a vivenciar as primeiras relações com os seus pares e com os adultos de referência, com vista ao desenvolvimento das competências sociais, linguísticas, motoras e da autonomia (alimentação, higiene, desfralde, etc.).

Numa etapa do desenvolvimento infantil em que o envolvimento da família e a valorização da vida familiar assumem especial importância, o trabalho é sempre realizado em estreita ligação com os pais, num ambiente afetivo e de mútua partilha.

AtividadeS curriculares incluídas

• Inglês (3 e 4 anos: trissemanal | 5 anos: diário)
• Expressão musical (semanal)
• Expressão dramática (semanal)
• Educação física (semanal)
• Horta escolar (semanal)
• Projeto Forest School (mensal)
• Culinária (bimensal)

As nossas salas dO PRÉ-ESCOLAR

• Sala Vermelha (3 anos)
• Sala Verde (4 anos)
• Sala Azul (5 anos)

Pré-escolar

Aprender ativamente, de forma individualizada e cooperativa

No Colégio da Beloura temos como meta o desenvolvimento do potencial de cada aluno, no respeito pela sua individualidade. Asseguramos a integração de experiências e vivências dos nossos alunos no processo de desenvolvimento e aprendizagem, valorizando as suas motivações e interesses, e proporcionando contextos de aprendizagem em que possam adotar uma participação ativa.

Os nossos alunos do pré-escolar assumem, em conjunto, a organização, gestão e avaliação de toda a dinâmica das salas, num exercício de cidadania democrática ativa que estimula a liberdade de pensamento e de expressão.

Privilegiamos uma abordagem individualizada a cada aluno, programando os vários momentos de aprendizagem e as atividades para que os seus interesses e as suas necessidades sejam respeitados.

Criamos contextos pedagógicos estimulantes e desafiadores, em que cada criança pode explorar as suas curiosidades e aprofundar os seus conhecimentos, co-construindo as aprendizagens, num ambiente interativamente seguro e saudável, de escuta, partilha e cooperação.

A nossa prática pedagógica enquadra práticas e instrumentos do Movimento da Escola Moderna, bem como da abordagem Forest School. Valorizamos o trabalho por projetos, que possibilita uma aprendizagem ativa e a aquisição de conhecimentos transversais e significativos, a par com o desenvolvimento da autonomia e do trabalho colaborativo.

Respeitamos as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, abordando as áreas de conteúdo – Formação Pessoal e Social, Expressão e Comunicação e Conhecimento do Mundo – de forma transversal, complementando-as com atividades curriculares próprias ao nosso projeto educativo.

AtividadeS curriculares incluídas

• Inglês (diário)
• Música e Dança (semanal)
• Teatro (semanal)
• Educação física (bissemanal)
• Horta escolar (semanal)
• Projeto Forest School (mensal)
• Oficinas das Ciências e do Ambiente (mensal)

As nossas salas dO 1º CICLO

• 1º Ano
• 2º Ano
• 3º Ano
• 4º Ano

1º Ciclo

Desenvolver o potencial de cada aluno, construindo competências e valores essenciais

No primeiro ciclo, estruturamos o nosso trabalho tendo como ponto de partida o desenvolvimento de cinco competências fundamentais: autonomia, cooperação, comunicação, responsabilidade e pensamento crítico.
Privilegiamos metodologias ativas que possibilitem o desenvolvimento global de cada aluno, no respeito pelas suas características únicas, pelos seus interesses e pelas suas necessidades. O percurso de cada aluno é necessariamente um percurso individual e específico.

A co-construção do conhecimento implica o envolvimento do aluno no processo de aprendizagem, de forma implicada, dinâmica e criativa. As aprendizagens académicas realizam-se a par com o desenvolvimento das competências e valores individuais e sociais em que acreditamos e que defendemos.

Seguindo a pedagogia do Movimento da Escola Moderna e os seus instrumentos de pilotagem, o trabalho de cada aluno é regulado por um Plano Individual de Trabalho, onde o aluno regista o trabalho que realiza durante o Tempo de Estudo Autónomo. Os alunos são encorajados a adotar metodologias personalizadas de trabalho, a realizar atividades de forma autónoma, responsável e criativa, e a adotar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões.

As salas de aula estão organizadas por áreas, para que os alunos se sintam num ambiente estruturado e por isso estruturante. Todos os materiais estão ao alcance dos alunos e as paredes animadas com cartazes, com eles construídos, aos quais podem aceder livremente, promovendo a autonomia no trabalho.

Também o Trabalho de Pesquisa orientado pelo Trabalho de Projeto faz parte do quotidiano. Abordam-se, de forma integrada, várias disciplinas e componentes do currículo.

Valorizam-se os momentos de reunião, havendo Conselhos de Turma semanais para avaliação e distribuição das tarefas da sala, análise do Diário de Turma e discussão de outros assuntos considerados relevantes e inscritos na ordem de trabalhos.

Com o Projeto Forest School os nossos alunos realizam aprendizagens significativas ao ar livre, na natureza. Este projeto contribui para o seu desenvolvimento global – físico, cognitivo e socioemocional – promovendo a resiliência, a autonomia, a autoconfiança, a pró-atividade, a tomada de decisões e a criatividade.

No cumprimento do nosso projeto educativo, vamos além do currículo, trabalhando projetos que, de uma forma transversal, abarcam as áreas de competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, aprofundando aprendizagens e atitudes específicas que valorizamos como nucleares.

Creche

Crescer em confiança e autonomia, construindo uma interação rica com o mundo

Na nossa creche privilegiamos a relação afetiva. Cada dia é vivido num ambiente repleto de tranquilidade e afeto, onde a criança é diariamente levada a experimentar situações que a ajudam a ganhar confiança e autonomia.

Cada criança é valorizada como um ser único, com características e necessidades próprias. As rotinas são pensadas para que a criança se desenvolva e aprenda, ao seu ritmo e consoante as suas necessidades, de forma individualizada e contextualizada.

As crianças vão desenvolvendo a compreensão do eu, do outro e do mundo que as rodeia. As atividades desenvolvidas têm sempre em vista a construção da identidade individual, social e os primeiros esboços de compreensão da organização do mundo.

Num contexto estruturado e estimulante, a criança é convidada a vivenciar as primeiras relações com os seus pares e com os adultos de referência, com vista ao desenvolvimento das competências sociais, linguísticas, motoras e da autonomia (alimentação, higiene, desfralde, etc.).

Numa etapa do desenvolvimento infantil em que o envolvimento da família e a valorização da vida familiar assumem especial importância, o trabalho é sempre realizado em estreita ligação com os pais, num ambiente afetivo e de mútua partilha.

Detalhes
ATIVIDADES CURRICULARES INCLUÍDAS

• Inglês (semanal)
• Música (semanal)
• Movimento (semanal)
• Biblioteca (semanal)

AS NOSSAS SALAS DA CRECHE

• Sala do Berçário
• Sala Violeta (1 ano)
• Sala Amarela (1 e 2 anos)
• Sala Laranja (2 anos)

Pré-Escolar

Crescer em confiança e autonomia, construindo uma interação rica com o mundo

No Colégio da Beloura temos como meta o desenvolvimento do potencial de cada aluno, no respeito pela sua individualidade. Asseguramos a integração de experiências e vivências dos nossos alunos no processo de desenvolvimento e aprendizagem, valorizando as suas motivações e interesses, e proporcionando contextos de aprendizagem em que possam adotar uma participação ativa.

Os nossos alunos do pré-escolar assumem, em conjunto, a organização, gestão e avaliação de toda a dinâmica das salas, num exercício de cidadania democrática ativa que estimula a liberdade de pensamento e de expressão.

Privilegiamos uma abordagem individualizada a cada aluno, programando os vários momentos de aprendizagem e as atividades para que os seus interesses e as suas necessidades sejam respeitados.

Criamos contextos pedagógicos estimulantes e desafiadores, em que cada criança pode explorar as suas curiosidades e aprofundar os seus conhecimentos, co-construindo as aprendizagens, num ambiente interativamente seguro e saudável, de escuta, partilha e cooperação.

A nossa prática pedagógica enquadra práticas e instrumentos do Movimento da Escola Moderna, bem como da abordagem Forest School. Valorizamos o trabalho por projetos, que possibilita uma aprendizagem ativa e a aquisição de conhecimentos transversais e significativos, a par com o desenvolvimento da autonomia e do trabalho colaborativo.

Respeitamos as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, abordando as áreas de conteúdo – Formação Pessoal e Social, Expressão e Comunicação e Conhecimento do Mundo – de forma transversal, complementando-as com atividades curriculares próprias ao nosso projeto educativo.

 

Detalhes
ATIVIDADES CURRICULARES INCLUÍDAS

• Inglês (3 e 4 anos: trissemanal | 5 anos: diário)
• Expressão musical (semanal)
• Expressão dramática (semanal)
• Educação física (semanal)
• Horta escolar (semanal)
• Projeto Forest School (mensal)
• Culinária (bimensal)

AS NOSSAS SALAS DO PRÉ-ESCOLAR

• Sala Vermelha (3 anos)
• Sala Verde (4 anos)
• Sala Azul (5 anos)

1º Ciclo

Desenvolver o potencial de cada aluno, construindo competências e valores essenciais

No primeiro ciclo, estruturamos o nosso trabalho tendo como ponto de partida o desenvolvimento de cinco competências fundamentais: autonomia, cooperação, comunicação, responsabilidade e pensamento crítico.
Privilegiamos metodologias ativas que possibilitem o desenvolvimento global de cada aluno, no respeito pelas suas características únicas, pelos seus interesses e pelas suas necessidades. O percurso de cada aluno é necessariamente um percurso individual e específico.

A co-construção do conhecimento implica o envolvimento do aluno no processo de aprendizagem, de forma implicada, dinâmica e criativa. As aprendizagens académicas realizam-se a par com o desenvolvimento das competências e valores individuais e sociais em que acreditamos e que defendemos.

Seguindo a pedagogia do Movimento da Escola Moderna e os seus instrumentos de pilotagem, o trabalho de cada aluno é regulado por um Plano Individual de Trabalho, onde o aluno regista o trabalho que realiza durante o Tempo de Estudo Autónomo. Os alunos são encorajados a adotar metodologias personalizadas de trabalho, a realizar atividades de forma autónoma, responsável e criativa, e a adotar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões.

As salas de aula estão organizadas por áreas, para que os alunos se sintam num ambiente estruturado e por isso estruturante. Todos os materiais estão ao alcance dos alunos e as paredes animadas com cartazes, com eles construídos, aos quais podem aceder livremente, promovendo a autonomia no trabalho.

Também o Trabalho de Pesquisa orientado pelo Trabalho de Projeto faz parte do quotidiano. Abordam-se, de forma integrada, várias disciplinas e componentes do currículo.

Valorizam-se os momentos de reunião, havendo Conselhos de Turma semanais para avaliação e distribuição das tarefas da sala, análise do Diário de Turma e discussão de outros assuntos considerados relevantes e inscritos na ordem de trabalhos.

Com o Projeto Forest School os nossos alunos realizam aprendizagens significativas ao ar livre, na natureza. Este projeto contribui para o seu desenvolvimento global – físico, cognitivo e socioemocional – promovendo a resiliência, a autonomia, a autoconfiança, a pró-atividade, a tomada de decisões e a criatividade.

No cumprimento do nosso projeto educativo, vamos além do currículo, trabalhando projetos que, de uma forma transversal, abarcam as áreas de competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, aprofundando aprendizagens e atitudes específicas que valorizamos como nucleares.

 

Detalhes
ATIVIDADES CURRICULARES INCLUÍDAS

• Inglês (diário)
• Música e Dança (semanal)
• Teatro (semanal)
• Educação física (bissemanal)
• Horta escolar (semanal)
• Projeto Forest School (mensal)
• Oficinas das Ciências e do Ambiente (mensal)

AS NOSSAS SALAS DO 1º CICLO

• 1º Ano
• 2º Ano
• 3º Ano
• 4º Ano

Atividades extracurriculares

Música

Piano (A partir dos 5 anos)

Guitarra Clássica (A partir dos 5 anos)

desporto e dança

Ballet (A partir dos 3 anos)

Futebol (A partir dos 3 anos)

Karaté (A partir dos 3 anos)

Natação (A partir dos 5 anos)

Xadrez (A partir dos 5 anos)

tecnologia

Robótica (A partir dos 5 anos)

Serviços complementares

clubes beloura (1º ciclo)

Os Clubes Beloura possibilitam o contacto dos alunos do 1º Ciclo com diversas atividades de enriquecimento curricular, reforçando competências académicas de forma dinâmica, criativa e motivadora. Os clubes decorrem de segunda a quinta-feira, em horário pós-letivo.

Dispomos dos seguintes clubes: Clube do Jornal, Clube das Artes, Clube de Matemática e Clube de Leitura.

ATL

O nosso ATL funciona durante a interrupção letiva do verão (o Colégio da Beloura não encerra em agosto), podendo ser frequentado por ex-alunos e seus irmãos, bem como por alunos externos.

Fale connosco

Conheça o projeto educativo do Colégio da Beloura e
garanta uma experiência de desenvolvimento e aprendizagem individualizada e completa.