Oferta educativa
Um ensino individualizado
O Colégio da Beloura pretende contribuir para a formação dos seus alunos através de um ensino de excelência, com recurso a metodologias, instrumentos e tecnologias atuais, respeitando a individualidade de cada criança e garantindo-lhe uma participação ativa no seu percurso escolar.
Com uma oferta educativa do Berçário ao 1.º ciclo, pretende-se uma continuidade de processos e respostas, que contribua para o desenvolvimento integral das crianças, sempre com o foco na personalização das respostas educativas.
Propostas curriculares atuais
Acompanhamos as propostas curriculares em vigor, embora tenhamos enriquecido os nossos currículos de forma a promover o desenvolvimento pessoal e social, a par das aprendizagens e competências académicas a desenvolver.
Relação escola-família
Privilegiamos as metodologias ativas e a co-construção das aprendizagens, numa visão democrática e participada da escola, onde se valoriza e incentiva a ligação escola-família.
Sustentabilidade e valores humanistas
Formamos alunos entusiastas, perseverantes, autónomos e responsáveis, que respondem a desafios e tomam decisões de forma consciente e informada. Os nossos alunos representam valores humanistas e defendem causas ambientais, contribuindo ativamente para um mundo democrático e sustentável.
Oferta educativa
AtividadeS curriculares incluídas
• Inglês
• Música
• Movimento
• Biblioteca
• Horta pedagógica
As nossas salas dA CRECHE
• Berçário
• Sala Creche A
• Sala Creche B
• Sala Creche C
Creche
Crescer em confiança e autonomia, construindo uma interação rica com o mundo
Na nossa creche privilegiamos a relação afetiva. Cada dia é vivido num ambiente repleto de tranquilidade e afeto, onde a criança é diariamente levada a experimentar situações que a ajudam a ganhar confiança e autonomia.
Cada criança é valorizada como um ser único, com características e necessidades próprias. As rotinas são pensadas para que a criança se desenvolva e aprenda, ao seu ritmo e consoante as suas necessidades, de forma individualizada e contextualizada.
As crianças vão desenvolvendo a compreensão do eu, do outro e do mundo que as rodeia. As atividades desenvolvidas têm sempre em vista a construção da identidade individual, social e os primeiros esboços de compreensão da organização do mundo.
Num contexto estruturado e estimulante, a criança é convidada a vivenciar as primeiras relações com os seus pares e com os adultos de referência, com vista ao desenvolvimento das competências sociais, linguísticas, motoras e da autonomia (alimentação, higiene, desfralde, etc.).
Numa etapa do desenvolvimento infantil em que o envolvimento da família e a valorização da vida familiar assumem especial importância, o trabalho é sempre realizado em estreita ligação com os pais, num ambiente afetivo e de mútua partilha.
AtividadeS curriculares incluídas
• Inglês (diário a partir dos 4 anos)
• Expressão musical (semanal)
• Expressão dramática (semanal)
• Educação física (semanal)
• Horta escolar (semanal)
• Projeto Forest School (mensal)
• Culinária (bimensal)
As nossas salas dO PRÉ-ESCOLAR
• Pré-escolar A
• Pré-escolar B
• Pré-escolar C
Pré-escolar
Aprender ativamente, de forma individualizada e cooperativa
No Colégio da Beloura temos como meta o desenvolvimento do potencial de cada aluno, no respeito pela sua individualidade. Asseguramos a integração de experiências e vivências dos nossos alunos no processo de desenvolvimento e aprendizagem, valorizando as suas motivações e interesses, e proporcionando contextos de aprendizagem em que possam adotar uma participação ativa.
Os nossos alunos do pré-escolar assumem, em conjunto, a organização, gestão e avaliação de toda a dinâmica das salas, num exercício de cidadania democrática ativa que estimula a liberdade de pensamento e de expressão.
Privilegiamos uma abordagem individualizada a cada aluno, programando os vários momentos de aprendizagem e as atividades para que os seus interesses e as suas necessidades sejam respeitados.
Criamos contextos pedagógicos estimulantes e desafiadores, em que cada criança pode explorar as suas curiosidades e aprofundar os seus conhecimentos, co-construindo as aprendizagens, num ambiente interativamente seguro e saudável, de escuta, partilha e cooperação.
A nossa prática pedagógica enquadra práticas e instrumentos do Movimento da Escola Moderna, bem como da abordagem Forest School. Valorizamos o trabalho por projetos, que possibilita uma aprendizagem ativa e a aquisição de conhecimentos transversais e significativos, a par com o desenvolvimento da autonomia e do trabalho colaborativo.
Respeitamos as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, abordando as áreas de conteúdo – Formação Pessoal e Social, Expressão e Comunicação e Conhecimento do Mundo – de forma transversal, complementando-as com atividades curriculares próprias ao nosso projeto educativo.
AtividadeS curriculares incluídas
- Português
- Matemática
- Estudo do Meio
- Inglês
- Projetos Interdisciplinares Temáticos de Estudo do Meio (abordagem CLIL)
- TIC
- Educação Musical
- Expressão Plástica
- Expressão Dramática
- Cidadania e Desenvolvimento
- Educação Física
- Forest School
- Oficinas das Ciências e do Ambiente
- Horta Escolar
- MEM (Apresentação de Produções, Tempo de Estudo Autónomo e Conselho de Cooperação)
As nossas salas dO 1º CICLO
• 1º Ano
• 2º Ano
• 3º Ano
• 4º Ano
1º Ciclo
Desenvolver o potencial de cada aluno, construindo competências e valores essenciais
No primeiro ciclo, estruturamos o nosso trabalho tendo como ponto de partida o desenvolvimento de cinco competências fundamentais: autonomia, cooperação, comunicação, responsabilidade e pensamento crítico.
Privilegiamos metodologias ativas que possibilitem o desenvolvimento global de cada aluno, no respeito pelas suas características únicas, pelos seus interesses e pelas suas necessidades. O percurso de cada aluno é necessariamente um percurso individual e específico.
A co-construção do conhecimento implica o envolvimento do aluno no processo de aprendizagem, de forma implicada, dinâmica e criativa. As aprendizagens académicas realizam-se a par com o desenvolvimento das competências e valores individuais e sociais em que acreditamos e que defendemos.
Seguindo a pedagogia do Movimento da Escola Moderna e os seus instrumentos de pilotagem, o trabalho de cada aluno é regulado por um Plano Individual de Trabalho, onde o aluno regista o trabalho que realiza durante o Tempo de Estudo Autónomo. Os alunos são encorajados a adotar metodologias personalizadas de trabalho, a realizar atividades de forma autónoma, responsável e criativa, e a adotar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões.
As salas de aula estão organizadas por áreas, para que os alunos se sintam num ambiente estruturado e por isso estruturante. Todos os materiais estão ao alcance dos alunos e as paredes animadas com cartazes, com eles construídos, aos quais podem aceder livremente, promovendo a autonomia no trabalho.
Também o Trabalho de Pesquisa orientado pelo Trabalho de Projeto faz parte do quotidiano. Abordam-se, de forma integrada, várias disciplinas e componentes do currículo.
Valorizam-se os momentos de reunião, havendo Conselhos de Turma semanais para avaliação e distribuição das tarefas da sala, análise do Diário de Turma e discussão de outros assuntos considerados relevantes e inscritos na ordem de trabalhos.
Com o Projeto Forest School os nossos alunos realizam aprendizagens significativas ao ar livre, na natureza. Este projeto contribui para o seu desenvolvimento global – físico, cognitivo e socioemocional – promovendo a resiliência, a autonomia, a autoconfiança, a pró-atividade, a tomada de decisões e a criatividade.
No cumprimento do nosso projeto educativo, vamos além do currículo, trabalhando projetos que, de uma forma transversal, abarcam as áreas de competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, aprofundando aprendizagens e atitudes específicas que valorizamos como nucleares.
Creche
Crescer em confiança e autonomia, construindo uma interação rica com o mundo
Na nossa creche privilegiamos a relação afetiva. Cada dia é vivido num ambiente repleto de tranquilidade e afeto, onde a criança é diariamente levada a experimentar situações que a ajudam a ganhar confiança e autonomia.
Cada criança é valorizada como um ser único, com características e necessidades próprias. As rotinas são pensadas para que a criança se desenvolva e aprenda, ao seu ritmo e consoante as suas necessidades, de forma individualizada e contextualizada.
As crianças vão desenvolvendo a compreensão do eu, do outro e do mundo que as rodeia. As atividades desenvolvidas têm sempre em vista a construção da identidade individual, social e os primeiros esboços de compreensão da organização do mundo.
Num contexto estruturado e estimulante, a criança é convidada a vivenciar as primeiras relações com os seus pares e com os adultos de referência, com vista ao desenvolvimento das competências sociais, linguísticas, motoras e da autonomia (alimentação, higiene, desfralde, etc.).
Numa etapa do desenvolvimento infantil em que o envolvimento da família e a valorização da vida familiar assumem especial importância, o trabalho é sempre realizado em estreita ligação com os pais, num ambiente afetivo e de mútua partilha.
Detalhes
ATIVIDADES CURRICULARES INCLUÍDAS
• Inglês
• Música
• Movimento
• Biblioteca
• Horta pedagógica
AS NOSSAS SALAS DA CRECHE
• Berçário
• Sala Creche A
• Sala Creche B
• Sala Creche C
Pré-Escolar
Crescer em confiança e autonomia, construindo uma interação rica com o mundo
No Colégio da Beloura temos como meta o desenvolvimento do potencial de cada aluno, no respeito pela sua individualidade. Asseguramos a integração de experiências e vivências dos nossos alunos no processo de desenvolvimento e aprendizagem, valorizando as suas motivações e interesses, e proporcionando contextos de aprendizagem em que possam adotar uma participação ativa.
Os nossos alunos do pré-escolar assumem, em conjunto, a organização, gestão e avaliação de toda a dinâmica das salas, num exercício de cidadania democrática ativa que estimula a liberdade de pensamento e de expressão.
Privilegiamos uma abordagem individualizada a cada aluno, programando os vários momentos de aprendizagem e as atividades para que os seus interesses e as suas necessidades sejam respeitados.
Criamos contextos pedagógicos estimulantes e desafiadores, em que cada criança pode explorar as suas curiosidades e aprofundar os seus conhecimentos, co-construindo as aprendizagens, num ambiente interativamente seguro e saudável, de escuta, partilha e cooperação.
A nossa prática pedagógica enquadra práticas e instrumentos do Movimento da Escola Moderna, bem como da abordagem Forest School. Valorizamos o trabalho por projetos, que possibilita uma aprendizagem ativa e a aquisição de conhecimentos transversais e significativos, a par com o desenvolvimento da autonomia e do trabalho colaborativo.
Respeitamos as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, abordando as áreas de conteúdo – Formação Pessoal e Social, Expressão e Comunicação e Conhecimento do Mundo – de forma transversal, complementando-as com atividades curriculares próprias ao nosso projeto educativo.
Detalhes
ATIVIDADES CURRICULARES INCLUÍDAS
• Inglês (diário a partir dos 4 anos)
• Expressão musical (semanal)
• Expressão dramática (semanal)
• Educação física (semanal)
• Horta escolar (semanal)
• Projeto Forest School (mensal)
• Culinária (bimensal)
AS NOSSAS SALAS DO PRÉ-ESCOLAR
• Pré-escolar A
• Pré-escolar B
• Pré-escolar C
1º Ciclo
Desenvolver o potencial de cada aluno, construindo competências e valores essenciais
No primeiro ciclo, estruturamos o nosso trabalho tendo como ponto de partida o desenvolvimento de cinco competências fundamentais: autonomia, cooperação, comunicação, responsabilidade e pensamento crítico.
Privilegiamos metodologias ativas que possibilitem o desenvolvimento global de cada aluno, no respeito pelas suas características únicas, pelos seus interesses e pelas suas necessidades. O percurso de cada aluno é necessariamente um percurso individual e específico.
A co-construção do conhecimento implica o envolvimento do aluno no processo de aprendizagem, de forma implicada, dinâmica e criativa. As aprendizagens académicas realizam-se a par com o desenvolvimento das competências e valores individuais e sociais em que acreditamos e que defendemos.
Seguindo a pedagogia do Movimento da Escola Moderna e os seus instrumentos de pilotagem, o trabalho de cada aluno é regulado por um Plano Individual de Trabalho, onde o aluno regista o trabalho que realiza durante o Tempo de Estudo Autónomo. Os alunos são encorajados a adotar metodologias personalizadas de trabalho, a realizar atividades de forma autónoma, responsável e criativa, e a adotar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões.
As salas de aula estão organizadas por áreas, para que os alunos se sintam num ambiente estruturado e por isso estruturante. Todos os materiais estão ao alcance dos alunos e as paredes animadas com cartazes, com eles construídos, aos quais podem aceder livremente, promovendo a autonomia no trabalho.
Também o Trabalho de Pesquisa orientado pelo Trabalho de Projeto faz parte do quotidiano. Abordam-se, de forma integrada, várias disciplinas e componentes do currículo.
Valorizam-se os momentos de reunião, havendo Conselhos de Turma semanais para avaliação e distribuição das tarefas da sala, análise do Diário de Turma e discussão de outros assuntos considerados relevantes e inscritos na ordem de trabalhos.
Com o Projeto Forest School os nossos alunos realizam aprendizagens significativas ao ar livre, na natureza. Este projeto contribui para o seu desenvolvimento global – físico, cognitivo e socioemocional – promovendo a resiliência, a autonomia, a autoconfiança, a pró-atividade, a tomada de decisões e a criatividade.
No cumprimento do nosso projeto educativo, vamos além do currículo, trabalhando projetos que, de uma forma transversal, abarcam as áreas de competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, aprofundando aprendizagens e atitudes específicas que valorizamos como nucleares. Promovemos a aquisição de conhecimentos, capacidades e atitudes específicos que consideramos relevantes na formação dos nossos alunos: nível elevado de proficiência na língua inglesa – com o projeto de inglês integrado, abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning) e certificação Cambridge –, educação ambiental e para a sustentabilidade, educação para a saúde (alimentação e desporto), e educação para a cidadania e impacto social.
Detalhes
ATIVIDADES CURRICULARES INCLUÍDAS
• Português
• Matemática
• Estudo do Meio
• Inglês
• Projetos Interdisciplinares Temáticos de Estudo do Meio (abordagem CLIL)
• TIC
• Educação Musical
• Expressão Plástica
• Expressão Dramática
• Cidadania e Desenvolvimento
• Educação Física
• Forest School
• Oficinas das Ciências e do Ambiente
• Horta Escolar
• MEM (Apresentação de Produções, Tempo de Estudo Autónomo e Conselho de Cooperação)
AS NOSSAS SALAS DO 1º CICLO
• 1º Ano
• 2º Ano
• 3º Ano
• 4º Ano
Atividades extracurriculares
Música
Piano (A partir dos 4 anos)
Guitarra Clássica (A partir dos 4 anos)
Violino (A partir dos 4 anos)
Bateria (A partir dos 4 anos)
desporto e dança
Ballet (A partir dos 3 anos)
Hip Hop (A partir dos 3 anos)
Futebol (A partir dos 3 anos)
Karaté (A partir dos 3 anos)
Natação (A partir dos 5 anos)
Miniténis (A partir dos 4 anos)
Rugby (A partir dos 4 anos)
tecnologia
Robótica (A partir dos 5 anos)
Serviços complementares
ATL
O nosso ATL funciona durante a interrupção letiva do verão (o Colégio da Beloura apenas encerra na última semana de agosto), podendo ser frequentado por ex-alunos e seus irmãos, bem como por alunos externos.
Summer Program Project To Be
O Summer Program PTB é um programa de férias de duas semanas, que acontece no Colégio da Beloura no início de agosto. Recebe crianças entre os 3 e os 10 anos, de todos os Colégios To Be e também externas.
Os participantes realizam inúmeras e diversificadas atividades lúdico-pedagógicas, que incluem a exposição diária ao inglês: English Challenge, Forest School, Surf Camp e praia, ciência experimental, artes plásticas, culinária, música, dança, entre outras.
Fale connosco
Conheça o projeto educativo do Colégio da Beloura e
garanta uma experiência de desenvolvimento e aprendizagem individualizada e completa.