Projeto educativo

O Colégio da Beloura pretende contribuir para a formação dos seus alunos através de um ensino de excelência, com recurso a metodologias, instrumentos e tecnologias atuais, respeitando a individualidade de cada criança e garantindo-lhe uma participação ativa no seu percurso escolar.

Com uma oferta educativa do Berçário ao 1.º ciclo, pretende-se uma continuidade de processos e respostas, que contribua para o desenvolvimento integral das crianças, sempre com o foco na personalização das respostas educativas.

Acompanhamos as propostas curriculares em vigor, embora tenhamos enriquecido os nossos currículos de forma a promover o desenvolvimento pessoal e social, a par das aprendizagens e competências académicas a desenvolver.

Privilegiamos as metodologias ativas e a co-construção das aprendizagens, numa visão democrática e participada da escola, onde se valoriza e incentiva a ligação escola-família.

Formamos alunos entusiastas, perseverantes, autónomos e responsáveis, que respondem a desafios e tomam decisões de forma consciente e informada. Os nossos alunos representam valores humanistas e defendem causas ambientais, contribuindo ativamente para um mundo democrático e sustentável.

Oferta educativa

Creche

Crescer em confiança e autonomia, construindo uma interação rica com o mundo

Na nossa creche privilegiamos a relação afetiva. Cada dia é vivido num ambiente repleto de tranquilidade e afeto, onde a criança é diariamente levada a experimentar situações que a ajudam a ganhar confiança e autonomia.

Cada criança é valorizada como um ser único, com características e necessidades próprias. As rotinas são pensadas para que a criança se desenvolva e aprenda, ao seu ritmo e consoante as suas necessidades, de forma individualizada e contextualizada.

As crianças vão desenvolvendo a compreensão do eu, do outro e do mundo que as rodeia. As atividades desenvolvidas têm sempre em vista a construção da identidade individual, social e os primeiros esboços de compreensão da organização do mundo.

Num contexto estruturado e estimulante, a criança é convidada a vivenciar as primeiras relações com os seus pares e com os adultos de referência, com vista ao desenvolvimento das competências sociais, linguísticas, motoras e da autonomia (alimentação, higiene, desfralde, etc.).

Numa etapa do desenvolvimento infantil em que o envolvimento da família e a valorização da vida familiar assumem especial importância, o trabalho é sempre realizado em estreita ligação com os pais, num ambiente afetivo e de mútua partilha.

A organização pedagógica da Creche inclui as seguintes atividades curriculares:

  • Inglês (semanal)
  • Música (semanal)
  • Movimento (semanal)
  • Biblioteca (semanal)

As nossas salas da creche:

  • Sala do Berçário
  • Sala Violeta (1 ano)
  • Sala Amarela (1 e 2 anos)
  • Sala Laranja (2 anos)

Pré-escolar

Aprender ativamente, de forma individualizada e cooperativa

No Colégio da Beloura temos como meta o desenvolvimento do potencial de cada aluno, no respeito pela sua individualidade. Asseguramos a integração de experiências e vivências dos nossos alunos no processo de desenvolvimento e aprendizagem, valorizando as suas motivações e interesses, e proporcionando contextos de aprendizagem em que possam adotar uma participação ativa.

Os nossos alunos do pré-escolar assumem, em conjunto, a organização, gestão e avaliação de toda a dinâmica das salas, num exercício de cidadania democrática ativa que estimula a liberdade de pensamento e de expressão.
Privilegiamos uma abordagem individualizada a cada aluno, programando os vários momentos de aprendizagem e as atividades para que os seus interesses e as suas necessidades sejam respeitados.

Criamos contextos pedagógicos estimulantes e desafiadores, em que cada criança pode explorar as suas curiosidades e aprofundar os seus conhecimentos, co-construindo as aprendizagens, num ambiente interativamente seguro e saudável, de escuta, partilha e cooperação.

A nossa prática pedagógica enquadra práticas e instrumentos do Movimento da Escola Moderna, bem como da abordagem Forest School. Valorizamos o trabalho por projetos, que possibilita uma aprendizagem ativa e a aquisição de conhecimentos transversais e significativos, a par com o desenvolvimento da autonomia e do trabalho colaborativo.

Respeitamos as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, abordando as áreas de conteúdo – Formação Pessoal e Social, Expressão e Comunicação e Conhecimento do Mundo – de forma transversal, complementando-as com atividades curriculares próprias ao nosso projeto educativo.

A organização pedagógica do Pré-escolar inclui as seguintes atividades curriculares:

  • Inglês (trissemanal)
  • Expressão musical (semanal)
  • Expressão dramática (semanal)
  • Educação física (semanal)
  • Horta escolar (semanal)
  • Projeto Forest School (mensal)
  • Culinária (bimensal)

As nossas salas do pré-escolar:

  • Sala Vermelha (3 anos)
  • Sala Verde (4 anos)
  • Sala Azul (5 anos)

1º Ciclo

Desenvolver o potencial de cada aluno, construindo competências e valores essenciais
No primeiro ciclo, estruturamos o nosso trabalho tendo como ponto de partida o desenvolvimento de cinco competências fundamentais: autonomia, cooperação, comunicação, responsabilidade e pensamento crítico.

Privilegiamos metodologias ativas que possibilitem o desenvolvimento global de cada aluno, no respeito pelas suas características únicas, pelos seus interesses e pelas suas necessidades. O percurso de cada aluno é necessariamente um percurso individual e específico.

A co-construção do conhecimento implica o envolvimento do aluno no processo de aprendizagem, de forma implicada, dinâmica e criativa. As aprendizagens académicas realizam-se a par com o desenvolvimento das competências e valores individuais e sociais em que acreditamos e que defendemos.

Seguindo a pedagogia do Movimento da Escola Moderna e os seus instrumentos de pilotagem, o trabalho de cada aluno é regulado por um Plano Individual de Trabalho, onde o aluno regista o trabalho que realiza durante o Tempo de Estudo Autónomo. Os alunos são encorajados a adotar metodologias personalizadas de trabalho, a realizar atividades de forma autónoma, responsável e criativa, e a adotar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões.

As salas de aula estão organizadas por áreas, para que os alunos se sintam num ambiente estruturado e por isso estruturante. Todos os materiais estão ao alcance dos alunos e as paredes animadas com cartazes, com eles construídos, aos quais podem aceder livremente, promovendo a autonomia no trabalho.

Também o Trabalho de Pesquisa orientado pelo Trabalho de Projeto faz parte do quotidiano. Abordam-se, de forma integrada, várias disciplinas e componentes do currículo.

Valorizam-se os momentos de reunião, havendo Conselhos de Turma semanais para avaliação e distribuição das tarefas da sala, análise do Diário de Turma e discussão de outros assuntos considerados relevantes e inscritos na ordem de trabalhos.

Com o Projeto Forest School os nossos alunos realizam aprendizagens significativas ao ar livre, na natureza. Este projeto contribui para o seu desenvolvimento global – físico, cognitivo e socioemocional – promovendo a resiliência, a autonomia, a autoconfiança, a pró-atividade, a tomada de decisões e a criatividade.

No cumprimento do nosso projeto educativo, vamos além do currículo, trabalhando projetos que, de uma forma transversal, abarcam as áreas de competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, aprofundando aprendizagens e atitudes específicas que valorizamos como nucleares.

A componente letiva no 1º Ciclo inclui:

  • Inglês (1º e 2º anos – 4 vezes/semana; 3º e 4º anos – 5 vezes/semana)
  • Música e Dança (semanal)
  • Teatro (semanal)
  • Educação física (bissemanal)
  • Horta escolar (semanal)
  • Projeto Forest School (mensal)
  • Clube das Ciências e do Ambiente (mensal)

Os nossos grupos de 1º Ciclo:

  • 1º Ano
  • 2º Ano
  • 3º Ano
  • 4º Ano
O Colégio da Beloura investe no desenvolvimento global dos seus alunos, proporcionando-lhes experiências de aprendizagem variadas e de elevada qualidade, e projetos diferenciadores, promovendo a participação das famílias

Forest School

No Colégio da Beloura os alunos usufruem da abordagem Forest School, que visa o desenvolvimento integral da criança, proporcionando um espaço de experimentação prática para as crianças aprofundarem capacidades e aptidões, como: a confiança, a criatividade, a gestão do risco e a autonomia.

Na floresta, a criança aprende a gerir a utilização de ferramentas, a construir abrigos e a explorar o espaço natural. Para além de todas as aprendizagens, desenvolve-se o espírito de interajuda, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente, a resiliência e a resolução de problemas. Estas atividades são ainda promotoras do aumento da resistência física e da proteção do sistema imunitário.

Certificação Cambridge

No Colégio da Beloura acreditamos que a aprendizagem do inglês é atualmente um recurso incontornável na adaptação a um mundo globalizado. Investimos na exposição precoce à língua inglesa – nas valências de creche, pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico.

Os nossos alunos beneficiam progressivamente de uma aprendizagem integrada da língua inglesa: em contexto imersivo e informal – naturalmente presente nas suas rotinas quotidianas – e em momentos académicos formais – aulas.

Somos uma entidade certificada Cambridge – Cambridge Educational Partner -, usufruindo de inúmeros benefícios que abrangem toda a comunidade educativa e que garantem um contexto de excelência no ensino e aprendizagem da língua inglesa.
O ensino do inglês é realizado com o currículo, os recursos e a certificação da Cambridge University. Somos Cambridge University Press | Educational Partner e Cambridge Preparation Centre for English Qualifications.

Ao longo do seu percurso académico, os nossos alunos são preparados para os exames Cambridge, especificamente para os Young Learners Exams (YLE). Os YLE estão concebidos para crianças entre os 6 e os 12 anos e subdividem-se em três exames que certificam o nível de inglês dos alunos (Pre A1 Starters, A1 Movers e A2 Flyers) nas competências de oralidade, leitura e escrita (listening, speaking, reading, writing). Os exames são realizados nas instalações do Colégio da Beloura ou de outro Colégio To Be.

Oficinas das Ciências e do Ambiente

Com a orientação da professora, bióloga e educadora ambiental Rute Candeias, os alunos do 1.º ciclo desenvolvem atividades na área das ciências e do ambiente, incluindo aulas, projetos e saídas de campo, privilegiando sempre metodologias práticas e a interação com os elementos naturais.

Nas Oficinas pretendemos incentivar nos nossos alunos hábitos de participação e cidadania, na procura de soluções que possibilitem a melhoria da qualidade de vida na escola e na comunidade. Queremos formar cidadãos mais conscienciosos e que contribuam de forma ativa para o equilíbrio Homem-Natureza.

O Colégio da Beloura pretende ser um espaço de educação sustentável, assumindo boas práticas no respeito pelos valores ambientais e na preservação do ambiente.

Atividades Eco-Escolas

No âmbito do programa Eco-Escolas, os alunos do Colégio da Beloura abordam várias temáticas: alterações climáticas, alimentação saudável, floresta, água, energia e tratamento de resíduos. Neste contexto, desenvolvem inúmeras atividades pedagógicas de educação para o desenvolvimento sustentável, entre as quais:

  • Hortas Bio – Mexem na terra, regam e plantam; há a produção de fertilizante natural e de sementeiras de cenoura, feijão, grão, nabo, nabiça e alface;
  • Em Busca dos Suspeitos do Costume – Procedem à limpeza dos canteiros, retirando plantas e animais que podem prejudicar o crescimento das plantas a transplantar;
  • Brigada da Floresta – Durante as atividades desenvolvidas nas saídas para a floresta, são incentivados a apanhar o lixo que encontram e a cuidarem da floresta;
  • As Aves Que Nos Rodeiam – Ajudam na construção de comedouros e bebedouros para aves;
  • O Mar Começa Aqui – Participam no concurso de pintura de sargetas, que alerta para a necessidade de preservação da qualidade da água, numa visão alargada dos ecossistemas.

O Eco-Escolas é um Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Tem como principais objetivos encorajar, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pelas escolas no sentido do seu desenvolvimento ambiental e da sensibilização/educação para a necessidade da adoção de comportamentos mais sustentáveis.

Projeto Be Blue | Be Blue Project

O Project To Be adotou a “Proteção do Oceano” como principal temática de impacto social a ser transversalmente trabalhada em todos os colégios To Be no biénio letivo 2020/21 e 2021/22.

Com o Projeto Be Blue | Project To Be Por um oceano mais azul e um planeta sempre verde, pretende-se uma participação ativa dos alunos, das comunidades educativas e das comunidades locais dos três colégios: Colégio da Beloura, Colégio Catarina de Bragança, Colégio Papião e Colégio da Fonte.

Para sensibilizar e contribuir para a mudança de comportamentos e atitudes no sentido da proteção dos oceanos, serão desenvolvidas inúmeras atividades científico-pedagógicas, de campo e artísticas, nas escolas e em locais públicos da comunidade.

O Colégio da Beloura identifica-se com a urgência de adotar comportamentos e atitudes que mantenham um impacto social positivo e contribuam para o desenvolvimento social e ambiental das comunidades.

To Be Parent

O Project To Be incentiva, nas suas escolas, um ambiente familiar e afetivo, com a participação dos pais como elementos centrais dos processos educativos, valorizando a abertura e a cooperação dentro da comunidade escolar.

No cumprimento dos valores To Be haverá a organização de sessões de informação abertas às famílias ou de sessões temáticas de educação parental.

To Be Healthy

O Projeto To Be Healthy pretende promover hábitos e práticas alimentares mais saudáveis e sustentáveis. Em parceria com a nutricionista Mariana Bessa, da Nutrir – Consultoria em Alimentação e Nutrição, o Project To Be investe na educação alimentar dos seus alunos e na formação dos colaboradores.

O To Be Healthy inclui:

  • Revisão e diversificação das ementas (ementas variadas, equilibradas e completas, com alimentos naturais e nutrientes essenciais, e opção ovolactovegetariana);
  • Formação dos recursos humanos do Colégio (pessoal da cozinha, para treino e aperfeiçoamento dos métodos de confeção das ementas, e docentes, que darão continuidade ao projeto de educação alimentar com os alunos);
  • Sessões de educação alimentar com os alunos;
  • Workshops com as famílias.

Acreditamos que, através deste projeto transversal que envolve colaboradores, alunos e famílias, estamos a contribuir para o bem-estar da nossa comunidade educativa e para a sustentabilidade do planeta. Contribuímos para um desenvolvimento infantil mais saudável, com a introdução de mais fruta e legumes frescos, diminuição do consumo de carne e redução do uso de açúcares refinados e sal, nas nossas ementas.