O que nos distingue

Aprendizagem ativa e individualizada

Seguimos um modelo de ensino centrado no aluno, promovendo uma aprendizagem ativa e cooperativa, que privilegia o trabalho de pesquisa orientado por projetos. Procuramos analisar o perfil e potencial dos alunos e ajustar a nossa atividade às necessidades de aprendizagem únicas de cada um, respeitando a sua individualidade. Os nossos alunos são incentivados à definição de objetivos e metas pessoais, numa abordagem da educação que reconhece e valoriza a forma como cada criança aprende, os seus conhecimentos prévios, as suas aptidões e os seus interesses.

Educação inclusiva

Somos uma escola inclusiva, que respeita as potencialidades, expectativas e necessidades de cada criança, no seu percurso de desenvolvimento pessoal e académico. Trabalhamos em equipa multidisciplinar e em parceria com as famílias para garantir a sinalização, avaliação e apoio individualizado a cada aluno.

Compromisso com a sustentabilidade e contacto com a natureza

A importância da vida ao ar livre e o desenvolvimento da consciência ambiental são centrais no nosso quotidiano escolar.

Orgulhamo-nos de ser uma Eco-Escola galardoada e de promover Oficinas das Ciências e do Ambiente (ciências experimentais e educação ambiental) no primeiro ciclo. Integramos nas nossas atividades o Projeto Forest School, que visa o desenvolvimento holístico dos alunos, proporcionando-lhes um espaço de oportunidade e de experimentação prática na natureza, que contribui para o desenvolvimento de competências e aptidões, como a confiança, a criatividade, a avaliação do risco e a autonomia.

Aprendizagem integrada da língua inglesa e certificação Cambridge

Acreditamos na aprendizagem do inglês como um recurso indispensável e facilitador na adaptação a um mundo globalizado, no atual contexto de mobilidade, internacionalização e interculturalidade.

Os nossos alunos beneficiam de uma aprendizagem integrada da língua inglesa: em contexto imersivo e informal – naturalmente presente nas suas rotinas quotidianas – e em momentos académicos formais – aulas.

O ensino do inglês é realizado com o currículo, os recursos e a certificação da Cambridge University. Somos Cambridge Educational Partner e Cambridge Preparation Centre for English Qualifications.

Cultura empreendedora e globalizante

Somos uma escola orientada para os desafios do futuro. Promovemos uma atitude empreendedora nas nossas crianças e colaboradores, com capacidade de adaptação às exigências de um mundo globalizado.

Trabalhamos a autoconfiança, a proatividade, a avaliação de riscos e oportunidades, o rigor, a responsabilidade e a resiliência, sem comprometer o bem-estar das crianças.

Integração responsável da tecnologia

O Colégio da Beloura investe na educação digital dos seus alunos, promovendo a utilização pedagógica e responsável das tecnologias digitais para melhorar o ensino, a aprendizagem e a avaliação.

Utilizamos a plataforma Microsoft Teams, que possibilita uma comunicação unificada entre colaboradores, alunos e famílias. O Teams assume múltiplas funcionalidades como chat, reuniões, chamadas, colaborações, integração de aplicações ou armazenamento de arquivos.

O Project To Be disponibiliza às suas escolas – alunos, colaboradores e famílias – um serviço de apoio permanente em IT.