Lado a lado, construindo um futuro sustentável e democrático

O Colégio da Beloura assume como missão desenvolver crianças autónomas, colaborativas e responsáveis, que cresçam felizes e contribuam para um planeta mais sustentável e uma sociedade mais democrática.

Aprendizagem ao longo da vida

Encorajamos os nossos alunos e colaboradores a serem agentes ativos na construção das suas aprendizagens. Defendemos uma atitude curiosa, consciente e motivada pelas oportunidades de aprendizagem ao longo da vida, numa perspetiva holística e transversal de crescimento e realização pessoais.

Ambiente familiar e afetivo

Valorizamos o estabelecimento de laços afetivos próximos entre os nossos colaboradores, os nossos alunos e as suas famílias. Oferecemos ambientes educativos de cariz familiar, seguros e acolhedores, promotores de bem-estar.

Visão global e empreendedora

Promovemos uma atitude empreendedora nas nossas crianças e colaboradores, com capacidade de adaptação às exigências de um mundo globalizado. Trabalhamos a autoconfiança, a pró-atividade, a avaliação de riscos e oportunidades, o rigor, a responsabilidade e a resiliência.

Abertura e cooperação

Encorajamos a construção de ambientes escolares cooperativos e inclusivos, incentivando a colaboração e a comunicação clara e direta entre todos os elementos das nossas comunidades educativas, reforçando atitudes de tolerância, respeito e aceitação.

Ética e impacto social

Promovemos na nossa comunidade educativa – alunos, famílias, equipa – o cumprimento de uma cidadania ativa informada e implicada, promovendo elevados valores éticos e um impacto positivo no desenvolvimento social e ambiental da nossa comunidade local.