História

A Belourinha surgiu da ideia de criar uma escola inovadora, privilegiando a aprendizagem ativa e o ensino individualizado. Sediada na Quinta da Beloura, iniciou a sua atividade em 2002.

Alguns anos mais tarde, em 2007, quando fez sentido o alargamento da oferta educativa, foi inaugurado o edifício do 1.º Ciclo – o Colégio da Fonte Velha. O nome foi escolhido em homenagem à Fonte dos Peregrinos de Santiago de Compostela, que se encontra no jardim do Colégio, e que é Património Municipal de Sintra.

Em 2013, nasceu o Colégio da Beloura, formalizando a união da Belourinha e do Colégio da Fonte Velha. O Colégio continuou a privilegiar a inovação e o ensino diferenciador e de qualidade.

Em abril de 2020, o Colégio da Beloura juntou-se ao grupo educativo Project To Be. Mantendo a sua identidade e equipa, esta integração possibilitou ao Colégio melhorar a oferta do ensino da língua inglesa e das ciências e do ambiente, remodelar as suas instalações e equipamentos, reforçar equipa educativa, promover o investimento na formação contínua dos seus recursos humanos e estabelecer novas parcerias educativas.